www.eduardovalente.com

iPad no fotojornalismo

Nos dias de hoje, sabemos que o tempo de transmissão do material no fotojornalismo está sendo cada vez mais rápido, pois os veículos querem dar as notícias o quanto antes.

Um método que consegui conciliar para trabalhar foi com o iPad onde tenho email, editor de fotos, cliente de ftp e consigo trabalhar com multi-janelas. Veja na imagem abaixo:

536005_497187280292309_1933317775_n

Você pode baixar as fotos através de um leitor de cartão para ipad, existem vários hoje até com opções de SD, CF, USB, etc. Eu utilizo um que tem diversas portas:
http://dx.com/pt/p/multi-card-reader-usb-3-port-hub-combo-kit-w-30-pin-connector-for-ipad-ipad-2-white-golden-140043

O melhor de tudo é que preciso colocar os metadados nas fotos e esse aplicativo de edição de fotos chamado PHOTOGENE me permite fazer isso! Consigo colocar título, descrição, autor, cidade, contato, site, enfim todos os campos do IPTC da foto. Além de ter as opções de edição que vão de crop até os ajustes de brilho, contrates, claridade, saturação, etc.

Após editar minhas fotos abro o FTP Sprite que me permite conectar no servidor da agência e fazer o upload das fotos.

Aviso eles pelo email que o material está no servidor e tá feito o trabalho!

Para quem quiser utilizar essa opção de multi-janelas do iPad basta procurar no cydia (sim, você precisa ter o jailbreak ativado no sistema) pelo tweak QUASAR.
Ele está no repositório da bigboss.

Na minha opinião está sendo muito útil essa combinação de softwares no ipad, pois assim não preciso ficar carregando o notebook durante as pautas.

Fica a dica para quem quiser testar! 🙂

3 comentários

    • ricardo em 24 de julho de 2013 às 9:45

    Responder

    mas cara, o iOS que vc está usando é o 5 não é??

    essa dica do Quasar não serve pra galera que tem o iOS 6 ou 7 instalado, pois o Quasar é incompativel e o desenvolvedor do tweak simplesmente ignorou a possibilidade de atualização do mesmo para uma nova versão compativel! ¬¬’

    1. Responder

      Verdade, infelizmente ele não atualizou o tweak! Mas mesmo assim o restante do esquema acima do photogene, ftp funciona tranquilo nas outras versões do iOS.

    • Fernando em 14 de março de 2014 às 14:51

    Responder

    Amigo, boa tarde!! Estou tentando configurar o FTP direto no photogene, para na hora que exportar já enviar pra agência, mas está dando erro. Saberia me ajudar?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.