Três armazenamentos virtuais para backup de suas imagens

E ai pessoal beleza?

Neste post irei falar um pouco sobre armazenamento virtual de imagens. Todos nós já sabemos que nos dias de hoje todo fotógrafo além de ter suas imagens em um hd principal devemos ter pelo menos uma cópia de segurança. No meu caso como sou um pouco neurótico com perda de dados eu tenho além do meus backups e cópias de segurança físicas os meus três backups virtuais (Google Photos, Amazon Cloud Drive e SmugMug) que irei mostrar para vocês eles como funcionam.

Google Photos

Que tal você armazenar todas as suas imagens gratuitamente e ter acesso no seu smartphone através de um aplicativo? Sem falar no fato de você poder compartilhar elas com seus amigos, criar álbuns, gifs e reconhecimento de pessoas? Não é piada não! Você sabia que o Google proporciona isso gratuitamente? Veja um pouco mais:

Google Photos e pode ser acessado pelo seguinte endereço (http://photos.google.com). Basta você ter uma conta Google e solicitar para participar deste serviço.

Existem duas opções para utilizar ele. A primeira é a versão gratuita onde você pode fazer upload de quantas imagens desejar. Porém elas terão uma redução no tamanho do arquivo, mas ainda com uma alta qualidade para utilização. Na outra versão você pode optar por utilizar o seu espaço do serviço do Google Drive comprando mais espaço de armazenamento (não vejo muita vantagem, pois no meu caso são alguns terabytes e o custo sairia muito alto). Agora vamos ao funcionamento do sistema:

Google Photos

Tela inicial do Google Photos onde suas imagens mais recentes são exibidas em ordem cronológica.

Google Photos

Reconhecimento facial de pessoas do Google Photos.

Google Photos

Ao clicar na pessoa para ver as imagens dela você recebe esta tela mostrando as imagens.

Google Photos.

Imagem com o EXIF da câmera.

Google Photos

O Google Photos também cria gifs a partir do conjunto de imagens que você envia. Ele percebe as imagens semelhantes e agrupa elas para você!

Google Photos

O Google Photos também possui um ótimo sistema de busca das suas imagens através do nome dos arquivos, pastas e também de informações nos metadados do arquivo. Neste caso pesquisei por “Figueirense”, pois hoje cobri a partida entre Figueirense X Internacional e ai estão algumas imagens do jogo, mas conforme você vai descendo a barra de rolagem ele vai retornando mais resultados.

Google Photos

Imagem do aplicativo do Google Photos para smartphone.

Além disso o Google Photos possui um software para upload do seu acervo automaticamente. Você efetua o login de sua conta e seleciona a pasta que deseja enviar e o programa faz tudo para você. Que maravilha não?

Google Photos

Painel de configurações do software.

Google Photos

Status de como está o seu upload. No meu caso faltam apenas 66.964 fotos para finalizar meu backup! 😉

Amazon Cloud Drive

Muitas pessoas conhecem a Amazon como uma mega loja, mas você sabia que ela também possui um serviço de armazenamento de dados? Pois é! Conheça o Amazon Cloud Drive que proporciona para você upload de fotografias ilimitadas e mais 5 gigabytes de vídeos e arquivos por apenas $ 11,99 por ano. Diferente do Google Photos ele preserva a imagem nas mesmas proporções que foi enviada para o servidor. O Amazon também possuí um segundo plano por $ 59,99 anuais. Ah e ele também utiliza um software parecido com o do Google Photos para sincronizar seu hd.

Uma coisa que gostei bastante do Amazon Cloud Drive é que o sistema mantém a hierarquia de pastas conforme a sincronização das imagens do meu hd. Veja como funciona:

Amazon Cloud Drive

Hierarquia de pastas conforme a que utilizo em meu HD.

Amazon Cloud Drive

Hierarquia de pastas conforme a que utilizo em meu HD.

Amazon Cloud Drive

Hierarquia de pastas conforme a que utilizo em meu HD.

Amazon Cloud Drive

Hierarquia de pastas conforme a que utilizo em meu HD.

Amazon Cloud Drive

Imagem aberta para visualização e disponível para download e compartilhamento.

O Amazon também possui um bom sistema de pesquisa de arquivos através dos nomes dos arquivos e pastas.

Amazon Drive

Pesquisei por “Ponte Hercílio Luz” e ele me retornou as imagens que estavam com estes termos em meu drive. Ele encontrou apenas uma, pois estou começando a enviar meu acervo para o sistema deles!

Amazon Drive

Imagem da pesquisa.

Amazon Cloud Drive

Aplicativo do Amazon Cloud Drive para smartphone.

SmugMug

O SmugMug foi o primeiro sistema de backup virtual que comecei a utilizar. Com nome engraçado ele pode proporcionar diversas modalidades para você armazenar suas imagens. Ele possui diversas modalidades de planos e que podem ser encaixados conforme a sua necessidade de uso. Porém todos os planos possuem armazenamentos de imagens ilimitados. Você também pode customizar ele com seu domínio pessoal para acessa-lo. No SmugMug você também pode criar páginas para utilizar como seu próprio website (No meu caso utilizo ele com uma senha privada de acesso, pois ele funciona apenas como um banco de imagens).

Um ponto forte do serviço é que você pode deixar a aparência de seu backup da maneira que você desejar. Veja um exemplo:

smug

Aparência do meu sistema no SmugMug.

SmugMug

Painel de administração do sistema do SmugMug.

SmugMug

Nele você pode criar sua própria hierarquia de organização das imagens com pastas e dentro das pastas criar galerias com as fotos.

SmugMug

Além disso tudo o SmugMug permite que você crie pastas com senhas. Isso é muito bacana para fazer a entrega de material para seus clientes. Pois você pode criar uma pasta para cada cliente onde cada um tem sua senha de acesso e lá ele pode efetuar o download das imagens desejadas.

SmugMug

Sistema de pesquisa do SmugMug

SmugMug

Aplicativo do SmugMug para smartphone.

Bom pessoal era isso! Espero que tenham gostado do post e caso não possua seu backup virtual essa é a hora para ir atrás do seu.

Até a próxima! 😉

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.